História do Instituto Arnea

O Instituto

O Projeto 9 Street foi lançado em 20 de Julho de 2008 por cidadãos de Campinas / SP atuantes a mais de 20 anos junto as Comunidades do Jardim Campineiro, São Marcos, Santa Mônica e adjacências com o objetivo de estimular o convívio e integração social através de atividades esportivas e educativas com ênfase em meio ambiente, priorizando crianças e adolescentes. Posteriormente envolveu toda a família no processo de pré-seleção de materiais recicláveis. O nome “9 Street” é uma homenagem aos moradores pioneiros no trabalho e ao local onde o projeto teve início (antiga rua nove). Em 21 de fevereiro de 2009 foi fundada Associação o INSTITUTO ARNEA - (Atitude, Respeito à Natureza e Educação Ambiental) - mantendo a fidelidade a origem da iniciativa que foi o projeto 9 Street.


O INSTITUTO ARNEA TEM POR FINALIDADE:

I - promover a inclusão cultural de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos prioritariamente em situação de vulnerabilidade social, utilizando como ferramentas a arte e a cultura garantindo o acesso à diversidade cultural;

II - desenvolvimento de atividades e eventos esportivos com fins de desenvolvimento comunitário;

III – defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável, colaborando na construção de Políticas Públicas de forma participativa e articulada para promoção de municípios e comunidades.

​Metas

* Oferecer atendimento de forma progressiva e de qualidade.

* Envolver e incentivar os familiares a participarem de todo o processo sócio-educativo, resgatando e/ou criando um hábito importantíssimo na formação do ser humano.

* Construir uma estrutura física capaz de atender as necessidades básicas para a consolidação dos objetivos do Instituto.

Objetivos:

* Formar o “Novo Cidadão”, proporcionando aos integrantes conhecer seus direitos e deveres quanto cidadãos e repassar tais informações.

* Estimular e oferecer condições aos mesmos de absorverem o máximo de conhecimento e a compartilhar o aprendizado com o próximo criando o hábito de ser voluntário e servir.

* Mostrar a realidade e fortalecer a esperança através do mais poderoso instrumento de transformação, a Educação.

Missão

Desenvolver Projetos que visem suprir e/ou minimizar as carências sócio-educativas, priorizando Educação, Arte, Cultura, Esporte e Responsabilidade Ambiental.

Parceiros

ASSINAR NEWSLETTER

© 2009-2020 INSTITUTO ARNEA

Gestão

Realização